COMO CONSULTAR SERASA EXPERIAN

SEU E-MAIL

CPF ou CNPJ


Como consultar SERASA?

É muito comum que as pessoas busquem meios de consultar seu CPF, para saber se há alguma pendência ou qualquer tipo de restrição. Confira como consultar CPF no SPC, Serasa e SPC.

Nos dias de hoje, há três bases de consulta que podem ser verificadas pelos bancos e empresas para saber se o consumidor possui dívidas , são: a Serasa, que é administrada pela Serasa Experian, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que é administrada pela Câmaras de Dirigentes Lojistas também chamado de CDL, e o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que é administrado pela Boa Vista Serviços.

Cada um desses serviços possui cadastro na base de dados e pode ser consultado sempre que possível. Esses cadastros possuem os dados dos contribuintes negativados.

A Boa Vista SCPC possui acesso a 202 milhões de CPFs e mais 180 milhões de consultas são realizadas no decorrer do mês . Deste total, 59 milhões de consumidores encontram-se negativados. Já no Serasa , o acesso gira em torno de 185 milhões de CPFs e mais de 65 milhões de consultas realizadas no mês, além dos mais de 58 milhões de consumidores com o nome negativado.

Por fim, o SPC Brasil tem acesso a mais de 180 milhões de CPFs e mais de 50 milhões de consultas feitas por mês. Todas essas estatísticas mostram o grau de importância que tem saber se o nome está em ordem, por isso é sempre bom buscar saber quanto à situação cadastral do seu CPF . O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor orienta, por precaução, consultar os três cadastros para ver se as informações conferem.

É direito do consumidor verificar de modo gratuito se seu nome foi negativado, mas assim como consta no Código de Defesa do Consumidor, mas Somente um serviço tem o acesso gratuito pela internet. Confira, agora, como consultar seu CPF e saber se está tudo em ordem.


Como fazer consultar CPF no SCPC

A Boa Vista SCPC é um dos únicos prestadores de serviços que disponibiliza ao usuário consulta ao CPF de modo online e gratuito. Para que seja possível a verificação do CPF no SCPC via online, basta o acesso ao site do Consumidor Positivo.

Após o acesso clique em “Consulta CPF grátis” , que encontra-se no menu superior da página. Na página que aparecer, preencha corretamente os dados, conclua o cadastro e em seguida clique em “Continuar”.

Ao finalizar, o site mostra se você já possui cadastro e em caso positivo, é possível ver o débito detalhado e saber a qual empresa ele pertence.

Consultando SCPC pessoalmente



Caso prefira ir pessoalmente, confira a lista de endereços e veja o local mais próximo de você.

Consultando Serasa online

Através do programa Me Proteja, você consegue consultar sua situação cadastral mediante pagamento de uma taxa, mas com a vantagem da praticidade que a internet fornece. A tabela de valores costuma variar para quem fechar pacotes mensais ou anuais.

Consultar Serasa através da carta

Outro meio de consulta gratuita e verificação de pendências no CPF na Serasa é o envio de carta. Seguem os dados necessários:

A carta deve ser enviada para o seguinte endereço: Rua Antônio Carlos, 434, Cerqueira César – CEP 01309-010 – São Paulo – SP.

Verificando Serasa pelo projeto Limpa Nome Online

Você pode fazer a consulta gratuita para ver se há pendência de regularização por meio do Limpa Nome Online.

Após efetuar o cadastro é possível ver as pendências que fazem parte do programa. Mas em razão de haver poucas empresas filiadas a esse projeto, a consulta só seria completa e eficiente através do Serasa.

O SPC Brasil é outro serviço gratuito de consulta ao CPF. Basta dirigir-se a uma agência do SPC Brasil portando seu CPF e algum documento original com foto. (lista de endereços)

Quando é feita a consulta, o consumidor recebe imediatamente um extrato com o histórico de débitos e eventuais valores já pagos. Através dele, é possível conseguir o contato da empresa e tentar resolver a pendência diretamente com o credor.

Consultando online o SPC Brasil

Você pode comprar crédito pelo valor de R$9,90 para realizar consultas no seu CPF. Vá até o site da loja online do SPC Brasil e compre o referido crédito.

Mais orientações

Em caso de dúvidas, procure a Receita Federal ou os feirões de negociação de dívidas.

Dicas gerais

Busque constantemente por conhecimento e participe de projeto sobre educação financeira, para manter sempre as contas da casa em dia e não se tornar novamente um consumidor endividado. Vá até os órgãos competentes e as empresas onde você possui débitos e veja a possibilidade de negociação da dívida.

Mais cuidados

Atenção para uma nova onda abuso contra os consumidores que está tomando conta do Brasil: você vai fazer uma compra e descobre que seu nome possui restrição.




Veja os passos junto ao Serasa e não seja pego de surpresa : (1) uma empresa da qual nunca ouviu falar ou (2) por uma empresa que você tinha uma dívida antiga mas que já havia saído dos cadastros porque completou 5 anos.

O que pode estar havendo nesses casos?

No caso de número 1, o consumidor passa a ser vítima de protestos nos cartórios ou cadastros restritivos, que são considerados indevidos no SPC e SERASA, criados por empresas que compram as dívidas de terceiros (aqueles que não realizaram o pagamento há mais de cinco anos).

Importante lembrar que o prazo máximo para uma dívida constar no banco de dados da Serasa é cinco anos, contados a partir da data de vencimento da dívida (data em que deveria ter sido paga).

O caso 2 é conhecido como a renegociação fantasma por telefone: é geralmente alguma dívida antiga que nunca foi alvo de negociação mas que a empresa alega já ter feito acordos anteriores, fazendo o consumidor endividar-se com um cadastro novo. Eles utilizam o histórico de dívidas de uma pessoa qualquer apenas com o objetivo de enganá-la e fazê-la vítima de um golpe.

Esse tipo de comportamento força o consumidor a pagar mesmo sem estar efetivamente endividado, muitas vezes porque o próprio não conhece seus direitos e deseja ver seu nome limpo novamente.

De acordo com o artigo 288 do Código Civil, cuida da cessão de crédito:

" É ineficaz, em relação a terceiros, a transmissão de um crédito, se não celebrar-se mediante instrumento público, ou instrumento particular revestido das solenidades do § 1o do art. 654."

Art 654:

"§ 1o O instrumento particular tem que ter o local onde foi aplicado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o motivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos."

Trata-se da obrigação de existência do contrato de venda relatando a dívida e as informações pertinentes relacionadas a ela (número do contrato, valor, datas de vencimento, etc.), além do ramo da empresa credora, a data e os objetivos da dívida. Se o contrato não existir, não há base legal para constar no Serasa .

"A cessão de crédito tem devida eficácia somente diante do devedor.” Ou seja, a notificação só tem validade se assinada e verificada pelo notificado e encaminhada ao Serasa. A justiça também se posiciona dessa forma para fins de indenização.

Cuidado com e-mail

Nem o Serasa nem o SPC divulgam informações pessoais ou qualquer outro tipo de informação do banco de dados através de e-mail ou telefone. Desconfie de qualquer contato através desses canais, já que os órgãos não possuem esse hábito.

Nome anotado indevidamente

Como agir se seu nome foi indevidamente incluído nos serviços de proteção ao crédito?

Às vezes, mesmo após o pagamento, o nome pode permanecer nos órgãos (geralmente, o nome é retirado do SPC e Serasa no prazo de 5 dias). Se o nome constava como devedor e foi feita a devida quitação da dívida mas a pendência continua restringindo seu nome, é possível entrar com o pedido de indenização por vias judiciais.


"Com o Consulta Pelo CPF você obtém em instantes Todos os Dados de qualquer pessoa informando somente o CPF/CNPJ dela!"


Consulta Pelo CPF - Todos os direitos reservados - atendimento@consultapelocpf.com.br