CONSULTAR SCPC

SEU E-MAIL

CPF ou CNPJ


Consultando o SCPC: como fazer?

Outros meios para realizar a consulta do CPF NO SCPC

Além da sua consulta CPF ser feita online, você pode fazer de três jeitos diferentes: indo pessoalmente até a agência do SCPC, o modo carta (menos recomendada)e por procuração.

Todas as três consultas são gratuitas, a única exigência é que sejam feitas pelo titular do CPF, já que é um documento intransferível e como forma de evitar fraudes.

Veja os procedimentos para cada uma das outras consultas.

Consultando o CPF pessoalmente (no SCPC)

Para realizar a consulta pessoalmente, basta que o titular do CPF se dirija a uma das agências do SCPC e em seguida apresentar seu RG, Carteira de Trabalho ou CNH (documento com foto). O procedimento é rápido e gratuito.

Por carta na SCPC

Não é muito orientado, já que o problema maior é o tempo e o custo para emissão da carta, mas a consulta não tem custos adicionais cobrados pelo SERASA e pode ser feita normalmente pela carta na SCPC.

A carta pode ser escrita à mão ou no computador. Nela, deve constar seu endereço completo, o número do seu CPF e uma cópia simples de algum documento com foto, além da assinatura reconhecida em cartório. O endereço do destinatário é Av. Dr. Heitor Jose Reali nº 360, Jardim Nova São Carlos , CEP 13571-385 – São Carlos. Via Procuração (no SCPC) A consulta por procuração deve ser feita na própria agência pelo procurador, que deve estar munido da procuração original (e/ou cópia – recomenda-se levar uma cópia sobressalente) assinada pelo titular com o CPF da pessoa que quer ser consultada, sempre com assinatura reconhecida em cartório.

Sempre leve documento original do procurador, caso seja pedido pelo servidor. Não tem restrição quanto ao tipo do documento, desde que seja atual e com foto e atual, podendo ser CNH ou RG ou mesmo a carteira de trabalho.

Esse tipo de consulta é recomendável somente para quem possui situação especial, onde há necessidade da presença do procurador.

A consulta pela internet é muito mais rápida e prática, porém fica a critério de cada um escolher o que melhor lhe convém .

Através do nome

Muito embora alguns acreditem que seja possível fazer a consulta pelo nome, nenhum órgão disponibiliza informações apenas com esse dado.

Esta modalidade caso pode acarretar em implicações legais, já que qualquer um pode estar com seus documentos e suas informações pessoais.

Se você encontrar um serviço com essas características, tenha cuidado e saiba que pode não ser algo legalizado e provavelmente você pode estar entrando numa enroscada.

O único meio seguro de consultar é com o titular do CPF. Qualquer outro meio pode ser enquadrado como quebra de sigilo de informações e está sujeito a infração.

Dúvidas comuns

Muitas pessoas tem dúvidas quanto à consulta da situação cadastral do seu CPF, e vários tutorias espalhados pela internet e até mesmo o próprio site da Receita Federal possuem informações relevantes.

Qual grau de risco?

Consultando o CPF em sites seguros (como o da Receita Federal e o próprio site do SPC SCPC) não há problema de consultar. Estes órgãos possuem certificado de segurança para proteção de informações.

Porém, há cuidados que precisam ser tomados com relação à segurança da informação. Veja a listagem de empresas parceiras e procure somente serviços credenciados.

Analise toda estrutura de design e navegabilidade para ver o grau de segurança do site e evite cair no golpe de qualquer site que realiza consultas, pois muitos nem credenciados são.

Como ver se realmente está seguro?

Verifique o endereço do site

O site real da Receita Federal é www.receita.fazenda.gov.br – nele, qualquer consulta é 100% segura e eficaz.

O site SPC SCPC já possui outra terminação. Por não se tratar de um órgão público, a terminação do site é .com.br, o que é bem comum. O site correto é www.serasaconsumidor.com.br e qualquer outra variação nesse endereço eletrônico pode ser possivelmente uma fraude.

Portanto, preste atenção nessas informações e não cometa o erro de acabar “divulgando” as suas informações para sites mal intencionados.

Prestando atenção nesses dois endereços, não há como cometer nenhum erro. A consulta feita em ambos os sites é totalmente segura e milhares de pessoas fazem o acesso e a consulta diariamente sem o menor problema.


MEU CPF NÃO APRESENTOU NENHUMA IRREGULARIDADE, O QUE FAZER?

Se o seu documento não apresentou nenhuma irregularidade, isso quer dizer que todo a sua documentação está sem nenhuma pendência, e sendo assim, você não precisa fazer absolutamente nada.

O único problema realmente acontece quando o seu CPF apresenta alguma pendência, que pode ser tanto na Receita Federal como no SPC SERASA.

Caso isso aconteça, entre em contato com a Receita Federal, ou com o próprio SCPC para ter esclarecimentos. O ideal é que você resolva as suas pendências o mais rápido possível para que a sua vida volte para a normalidade.

Um CPF com pendências pode acarretar em dificuldades para fazer financiamentos, problemas na hora de fazer compras parceladas em uma loja ou empecilhos para a contratação de algum serviço ou realização de cadastro.

Todas essas atividades são cotidianas e essas pendências acabam por prejudicar consideravelmente a vida das pessoas que estão nessa situação.

Em caso de “nome sujo” no SCPC, procure ir na loja que você possui o débito e procure fazer a negociação da sua dívida. Em grande parte das vezes essa negociação é positiva e você conseguirá rapidamente eliminar essa pendência do seu documento.

Problemas com impostos são passíveis de penalidades previstas em lei, por isso, procure estar sempre com sua situação tributária legalizada perante a Receita Federal, inclusive para que o valor da multa com juros e correção monetária não seja muito alta. Faça isso o mais rápido possível.

Diferença entre SCPC e o SPC Brasil

O SCPC, o Serviço Central de Proteção ao Crédito, é um serviço prestado pela Boa Vista.

Todas as informações do Serviço Central de Proteção ao Crédito e do SPC são compartilhadas em escala nacional e a RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais). Fora isso, tanto as CDLs como as associações comerciais têm setor próprio de proteção ao crédito, atendendo ao público em geral, seja pessoa jurídica ou física. Todas as informações fazem parte do o cadastro da nacional da RENIC.

Importância do nome em ordem

Vemos diariamente notícias de devedores e de mutirões que ajudam a limpar o nome.

Ter crédito é importante para todos os cidadãos, pois sem ele é não é possível realizar compras mediante parcelamento ou financiamento. Além disso, a inclusão irregular do nome junto aos órgãos de proteção ao crédito rende indenização para o consumidor lesado, que deve buscar ressarcir seus danos por meio de ação judicial.

Mais sobre SPC E SPC Brasil

Com a proximidade do Natal e o 13º, muitos se perguntam em que vão gastar esse dinheiro. Nesta hora, é importante analisar o que é mais favorável antes de assumir a responsabilidade de um financiamento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todo território nacional, cinco de cada dez brasileiros que recebem 13º (52,9%) utilizarão parte deste dinheiro para fazer compras, sendo que 10,8% pretendem gastar todo o valor.

Entre os 27,0% que não pretendem utilizar a renda extra com presentes, o principal destino será economizar ou investir (26,6%), além de quitar dívidas para organizar a vida financeira (26,4%) e pagar impostos de início de ano, como IPTU e IPVA (11,4%).

Segundo o educador financeiro da SPC Brasil e do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli, é preciso lembrar que todo fim de ano as pessoas acabam gastando um pouco a mais e refletir sobre como utilizar o dinheiro do 13º. “Defina prioridade e faça as contas”, explica Vignoli.

Segundo o educador, mesmo quem já está comprometido pode se regularizar com o décimo terceiro. “Poupar e saber onde irá gastar pode trazer mais conforto no futuro. Tenha cautela e escolha o que é melhor. Pagar a vista ou parcelado: veja suas necessidades e decida.”


"Com o Consulta Pelo CPF você obtém em instantes Todos os Dados de qualquer pessoa informando somente o CPF/CNPJ dela!"


Consulta Pelo CPF - Todos os direitos reservados - atendimento@consultapelocpf.com.br